IBA - Important Bird Area

Àrea de relevante interesse internacional para conservação de aves

Em 2008, a ONG inglesa Birdlife International identificou o Banhado do Maçarico como uma Important Bird Area (área importante para aves). É um conceito baseado na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza. A partir de critérios científicos, a ONG analisa regiões que contam com populações de espécies ameaçadas, para identificar locais que deveriam receber investimentos em preservação. 

A escolha pelas aves está na facilidade de cadastrá-las, já que se expõem, cantam, voam. Mas a intenção da classificação é alertar para a biodiversidade como um todo – se é importante para elas, geralmente vale o mesmo para todos os outros animais, como é o caso no Maçarico. 

Com 6.253 hectares, o Banhado do Maçarico preserva uma área de reconhecida importância internacional para a conservação das aves. Cinco espécies de aves são as principais motivadoras para proteger o ecossistema. Uma delas é o macuquinho-da-várzea (Scytalopus iraiensis), além de ser uma região importante para a reprodução do pássaro migratório caboclinho-de-papo-branco (Sporophila palustris). 

Em dezembro de 2021 Ornitólogos do Museu de Ciências Naturais da Secretaria do Meio Ambiente / RS realizaram um Censo das Aves na região, coordenado pelo ornitólogo Glayson Bencke. Na estância Santa Maria & Isabella foram registrados 101 espécies incluindo quatro ameaçadas de extinção: gavião-cinza, noivinha-de-rabo-preto, caminheiro-dourado (ou grande) e o curió. Uma análise feita a partir de critérios científicos que nos enche de orgulho. Uma vitória para a conservação ambiental.

Veja o Banhado do Maçarico na mídia