Áreas Prioritárias para Biodiversidade - Brasil

O Refúgio da Vida Silvestre Banhado do Maçarico está localizado em Rio Grande / RS, próximo a reserva ecológica do Taim. Com uma área de 6 253 hectares abriga um dos conjuntos de ecossistemas da planície costeira mais importantes para a conservação da biodiversidade no Rio Grande do Sul. São banhados, cordões litorâneos, campos arenosos, dunas, turfeiras e fragmentos de matas de restinga. A terra é lisa e o pasto é verde. O uso de agrotóxicos e as atividades de agricultura estão proibidos na unidade, em seu entorno, porém, é comum ver aviões sobrevoando áreas vizinhas, para distribuir defensivos agrícolas. Trata-se de um refúgio para aves migratórias e local de dunas e campos úmidos no pampa gaúcho.

O refúgio tem um papel importante na preservação da dinâmica hídrica das áreas de nascentes que alimentam o sistema hidrológico do Taim sul e das drenagens naturais associadas ao estuário da laguna dos patos; na preservação das  amostras das fisionomias palustres do banhado do maçarico e seus ecossistemas associados; na preservação de uma área de reconhecida importância internacional para a conservação das aves; e na garantia da integridade de habitats para manter populações de espécies ameaçadas de extinção.

O Maçarico possui áreas que são insubstituíveis para uma população isolada do pássaro macuquinho-da-várzea (Scytalopus iraiensis). Também é uma região importante para a reprodução do pássaro migratório caboclinho-de-papo-branco (Sporophila palustris). A região abriga ainda grande parte das populações locais das aves gavião-cinza (Circus cinereus), noivinha-de-rabo-preto (Xolmis dominicana) e caminheiro-grande (Anthus nattereri).

Refúgio da Vida Silvestre - Banhado do Maçarico

Veja o Banhado do Maçarico na mídia